segunda-feira, 20 de abril de 2015

Ibitipoca

Localizada na zona da mata mineira, Conceição do Ibitipoca é um distrito de Lima Duarte, em Minas Gerais. A cidade é pequena e muito charmosa, e sua maior atração é o Parque Estadual do Ibitipoca, distante 3 km do centro da cidade. 
Para chegar a Ibitipoca, saindo do Rio de Janeiro, você deve seguir pela BR-040, no sentido Juiz de Fora. Saia da estrada em direção a Lima Duarte (cerca de 18 km após a entrada para Juiz de Fora), e então siga pela BR-267 até Lima Duarte, por cerca de 49 km. Depois, de Lima Duarte até Ibitipoca, são mais 27 km, em estrada de terra, a parte mais chata da viagem. A estrada é ruim, mas não é horrível. Carros de passeio passam tranquilamente.
Em Ibitipoca você vai encontrar paz e tranquilidade. Um casario antigo e lojinhas de artesanato encantam o turista logo de cara. Mas o melhor que Ibitipoca tem a oferecer é o Parque.
O parque é bem grande, sendo impossível visitá-lo em um só dia. Eu fiz o Circuito das Águas, com um guia argentino muito simpático! Esse circuito tem cerca de 5 km e passa por várias cachoeiras e cenários deslumbrantes. O tempo para percorrer o circuito depende de você, pois é possível parar à vontade para fotografar e mergulhar nas cachoeiras. A trilha é bem leve e fácil, podendo ser feita com crianças.

Trilha do circuito das águas

Cachoeira dos Macacos, dentro do parque
A cereja do bolo de Ibitipoca é o circuito para a Janela do Céu. Esse é bem mais demorado e também bem mais difícil, não sendo indicado para quem estiver fora de forma, pois tem cerca de 16 km de caminhada e subidas. Eu não pude fazer esse passeio, mas pretendo voltar para fazer.
Para compensar, eu fiz um passeio para a Janela do Céu, mas “por baixo”, ou seja, visitei a cachoeira lá embaixo, sem a vista incrível de quem faz o roteiro por cima. Esse passeio alternativo é bem mais leve e tem visitação a três cachoeiras bem legais. É feito também com um guia, que nos leva de carro, por uma estrada bem ruinzinha, até uma propriedade particular, por onde atravessamos um pasto até chegar a uma trilha que levava a uma linda cachoeira. 

Primeira cachoeira
Até aqui o percurso é bem fácil. Depois seguimos trilha acima, em uma mata mais fechada, com muitas pedras e galhos, por mais 5 ou 10 minutos, até uma segunda cachoeira. 

Trilha com pedras
Para chegar à terceira cachoeira, nessa visitação por baixo, pega-se uma trilha ainda mais íngreme. Não esqueça: vá de tênis e leve bastante água. A trilha cansa um pouco, mas a recompensa vale o esforço.
Na volta o guia nos levou para almoçar em uma casa de família, bem simples, em uma vila perto. A comida era tipicamente mineira e feita em fogão a lenha. Acho que foi o melhor feijão que já comi na minha vida. Por 25,00 você se serve à vontade da comida mineira deliciosa, com direito à limonada e doce de leite com queijo na sobremesa.

Almoço delicioso em casa de família
Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia

Nenhum comentário: